Seja bem vindo(a) à VICENTE DE CAMARGO-AUDITIVOS.

Perguntas e respostas

 O que é um aparelho auditivo?

Em síntese é um mini amplificador de som para ser acoplado ao ouvido.

A pessoa que está escutando pouco deve dirigir-se ao Centro Auditivo para comprar um aparelho auditivo?
Não. Surdez é como febre, e sabemos que febre não é doença, mas sim um sintoma. A pessoa deve procurar um médico para saber qual é a causa da febre, e o mesmo deve acontecer com a surdez. A primeira providência a tomar é consultar um médico otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta), que por sua vez irá determinar a causa da redução da audição e prescrever o tratamento adequado, o qual pode ser através de medicamentos, cirurgias ou o uso de aparelho auditivo.

Com que idade a pessoa pode usar aparelho auditivo?
A deficiência auditiva não é exclusividade de nenhuma faixa etária. Desde os primeiros meses de vida, passando pela fase adulta, até a mais avançada idade, todos podem se beneficiar do uso de um aparelho auditivo. Quanto mais cedo se descobrir a deficiência auditiva e tratar adequadamente, melhores serão os resultados, pois não atrasará o desenvolvimento da fala e psico-social da criança.

Qual o melhor tipo de pilha indicado para aparelhos auditivos?
As melhores pilhas, com maior durabilidade são as de ar-zinco.

Por que as pilhas ar-zinco para aparelhos auditivos têm lacre?
Porque as pilhas ar-zinco são ativadas a partir do oxigênio que retiram do ar. É necessário aguardar cerca de 1 minuto após a retirada do lacre para usá-las.

Se a perda auditiva ocorrer nos 2 ouvidos, é necessário usar 2 Aparelhos Auditivos?
É recomendável que se use um aparelho em cada ouvido para que os sons e a fala sejam balanceados e mais facilmente compreendidos. Além disso, com 2 aparelhos, é possível localizar a fonte dos sons, o que possibilitará que o usuário vire-se na direção de quem está lhe falando, ou na direção do som que está ouvindo para poder concentrar-se melhor no que deseja ouvir. Outras vantagens:- ao participar de conversas usando 2 aparelhos auditivos não é necessário muito esforço para ouvir apenas com o melhor ouvido! Pesquisas têm mostrado que quando usa-se apenas um aparelho auditivo, o ouvido não aparelhado tende perder sua habilidade para ouvir e entender; - cerca de 50% das pessoas com zumbido nos ouvidos relatam melhora quando usam aparelhos auditivos (se a pessoa tem aparelho somente em um dos ouvidos, ainda perceberá o zumbido no ouvido que não está com aparelho). Bibliografia: "Lista de razões" do artigo de Sergei Kochkin na revista Audiology Insight-nº 2/2003